quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tendões


Como já disse: “todos têm imagens preconcebidas que se adquire desde bebe e a cada experiência o cérebro vai acumulando informações”; você mesmo pode constatar isso.
Faça um desenho, por exemplo, de sua mão segurando um copo transparente para que você desenhe seus dedos através do copo; faça o primeiro desenho de memória depois do natural.
E preciso fazer vários exercícios, exercitando essa coragem de: olhar, fixar e coordenar. Desenhar o que se vê de fato, não induzindo pelo que se sabe, sem observar o assunto, ser persuadido, se convencido de fato, o que torna difícil o desenvolvimento do artista.

Outro aspecto que deve ser observado e estudado e o comportamento da fusão das formas (texturas).

Você percebeu que as informações sobre o que se sabe,são diferentes das informações do que se vê?
Pedi a um aluno que fizesse o desenho da mão, do mesmo modelo que eu estava desenhando, você percebe que ele encontrou em conflito, sobre o que via o que sabia, em vez de acreditar em seus olhos.

Uma das técnicas que ajuda a compreender ou facilitar, simplificando o registro dos objetos com excesso de detalhes e olhar com olhos semicerrados (semicerrando os olhos).
Esse procedimento e um recurso fantástico usado com frequência por vários artistas.
Consiste em deixar os olhos quase fechados. Você percebe, por exemplo, que a passagem da luz para a sombra, por mais sutil que seja, com os olhos semicerrados essa transição fica mais aparente?
No decorrer do curso abordaremos muitas vezes a esta técnica.

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