domingo, 20 de junho de 2010

Dominante Violeta

As copas das árvores podem ser representadas (mais ou menos) como uma forma esférica; conceito estético realista contendo: Luz direta, meio tons e sombras; além desses critérios, deve-se observar a posição do foco luminoso, a fim de transportar o realismo de forma coerente para nossa tela; seus padrões de sombras projetadas etc.



Além disso; as copas das árvores são formadas de vários pontos (mini-planos), folhagens intercaladas, sobrepostas, por isso, ao desenhar ou pintar as folhagens não faça uma parede e nem batidinhas do começo ao fim; pense em movimento, *deixe ou faça depois de algumas especificações as áreas mais luminosas. Mais pro término, reforce também a idéia de espaço através da representação dos galhos entre as folhagens.
Por se tratar de massas (folhagens) com relativa distância; essas possibilitam a passagem de luz em vários pontos.
Além de todas essas questões; a cor para um artista experiente é a ultima coisa a se preocupar. A primeira coisa além da composição, é o valor (valores gerais) qual utilizei muito bem neste quadro de dominante violeta. Esse é ainda outro problema e bastante complexo; mas promete falar mais tarde a respeito.
O artista Carmelo insiste muito nesse sentido, e não é pra nenos; muitos nem sabem como e o que o valor.
Não importa a cor que você pita um quadro e nem o seu tema; os valores bem empregados transmitem uma atmosfera toda especial para a pintura, deixando-a convincente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário