domingo, 20 de junho de 2010

Padrões de lus e sombra - continuação

...Traduzi-los, exige além de uma boa observação, certo controle da mão e muito treino a partir do natural preferencialmente, como parte do entendimento à expansão sensorial.
A única diferença no que diz respeito ao padrão de luz, tem intima relação com o assunto iluminado, por exemplo, o cubo tem a interrupção da luz de forma brusca, abrupta (contorno forte -o contraste é sempre maior em pontos que se dobram),enquanto em um elemento esférico, a passagem da luz para a sombra é bem suave (contorno ou trabalho de borda suave).
Em qualquer objeto de forma esférica ou outra qualquer, se possível ilumine-a com um suporte com lâmpada.
Para reforçar a intensidade da luz em um de seus lados, você pode deixar o ambiente com pouca luz, dessa forma você pode identificar com mais precisão a área mais clara e a outra escura e suas variações, (esse plano luminoso dizemos 1º tom ou luz direta), Mapeia-a conforme você vê.

O valor da transição entre luz e a sombra chama-se meio-tom. Observe numa superfície plana ou esférica como há muitas variações sutis entre a luz e a sombra; variações ocasionadas pela temperatura da luz, textura, atmosfera, corpos adjacentes etc.

Explorar a natureza é uma maneira de estudar da mais simples a mais profunda inspiração. Faça pelo menos, três ou quatro desenhos de valor. Uma vez que você domina as técnicas básicas você pode fazê-los em um tempo incrivelmente curto, através de manchas e mapeamento ou delineado gestual, e você pode ter uma sensação muito boa em seus desenhos ou pinturas, mas não faça depressa, há muita diferença entre fazer rápido e correr. Na realidade, os pequenos e rápidos esboços de desenho podem revelar uma boa técnica e futuras belas pinturas. Esses esboços podem também ser divertidos, pois você pode fazer sem a tensão de estar fazendo um desenho finalizado!
A luz natural e a produzida pelo sol.
Um objeto a ser iluminado pelo sol, seus raios o atingirá paralelamente pela enorme distancia, além do seu colossal tamanho.
Quando o sol está ao meio-dia, suas sombras projetadas se formam ao redor do assunto iluminado; o sol fica em uma linha imaginaria vertical ou quase, portanto toda a área de cima e banhada pela luz.
Obs.: Caso você domine plenamente as técnicas e os princípios da luz e sombra é mais fácil tirar a inspiração diretamente da natureza.
A luz natural por se propagar sobre um vasto campo torna os corpos tão iluminados que torna mais difícil ao aspirante representar as estruturas. Através dos estudos expostos neste fascículo você já estará preparado para essas representações.
Se você ainda não domina os padrões de luz e sombra, aproveite e pratique muito, seguindo as minhas instruções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário